Como internacionalizar minha empresa? Essa é uma dúvida que muitos novos empresários, que adentraram no mercado de trabalho na última década, têm em mente — e talvez seja o seu caso!
Isso se dá porque o nosso mundo já é extremamente globalizado, digitalizado e permitindo que tenhamos o contato todos os dias com marcas estrangeiras e com marcas nacionais que atuam lá fora.
Mas também sabemos que as barreiras para internacionalizar uma empresa não são poucas — nem facilmente superáveis — e os desafios para dar um passo desse nível exigem muita disciplina, estratégia e ousadia.
Por isso, separamos neste artigo as respostas para a pergunta central: como internacionalizar minha empresa? Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é a internacionalização de marca?
Internacionalizar sua marca diz respeito ao processo de tradução dela. Ou seja, do nosso mercado para o mercado exterior, para outros países.
Muitas das estratégias de mercado ditam que a empresa deve se conectar com o seu público regional, e mesmo em um mundo digitalizado e globalizado como o nosso, essa estratégia de ouro ainda não caiu por terra. Mas chegamos a um próximo nível em que empresários podem sonhar mais alto.
É muito importante que qualquer empresa recém criada tenha o seu público alvo e que, na maioria das vezes, ele seja modesto, para só então a empresa ir galgando aos poucos os degraus do sucesso e conquistando cada vez mais público. A nossa vantagem é que nossa sociedade já oferece muito mais recursos para não só conquistarmos o público regional e nacional, mas também públicos de outros países.
O ponto é simples: para internacionalizar minha empresa, é preciso deixá-la acessível ao mercado exterior e conquistar o público de outros países. Antigamente apenas os empresários mais audaciosos poderiam fazer isso, hoje, com opções muito mais facilitadas, muitos já podem seguir o exemplo.
Quais os processos para internacionalizar minha empresa?
Embora internacionalizar uma empresa e marca seja ótimo, isso não significa que é fácil! A internacionalização de uma empresa exige muita disciplina e estratégias diferentes.
A primeira barreira a ser quebrada é claramente a da língua. Sua empresa, provavelmente, tem uma interface padrão que funciona no Brasil para qualquer lugar que você a leve — seja ela digital ou seja ela uma empresa física. Há todo um método, uma linguagem que pode ser replicada com alguns ajustes a todo território nacional.
Mas isso não é exatamente verdade no mercado exterior. A primeira coisa que devemos ter em mente é que traduzir não é o bastante. Sua empresa deve ter sua linguagem traduzida e adaptada.
Qualquer tradutor profissional tem essa intuição: a letra traduzida friamente peca em sentido, pois há uma série de conceitos que não podem ser traduzidos literalmente e sim evidenciados com a adaptação correta à língua, levando em consideração aspectos culturais e sociais.
Após definir bem se sua empresa pode e como fará para sobrepujar as diferenças linguísticas, hora de analisar muito bem o mercado que você quer adentrar. E aqui o alerta de que é necessário analisar muito bem o mercado é até simplista demais.
O mercado deve ser exaustivamente analisado, e alguns fatores devem ser levados em consideração como:
- Concorrência;
- Oportunidades;
- Impostos e taxas;
- Custos.
Lembre-se que o mercado em que você vai entrar é totalmente novo, por mais culturalmente próximo e parecido com que possa ser do nosso. Existem particularidades no mercado estrangeiro que você pode não estar familiarizado — não esqueça que, do mesmo modo como aqui no Brasil há diferenças regionais, elas existem lá fora também.
Ter ciência de que oportunidades você tem também é essencial. Tanto oportunidades de acerto, quanto de erros. É necessário identificar de modo realista seus pontos fortes e fracos, e trabalhar em cima dessas realidades também. E por fim, você deve analisar as taxas, impostos e custos em geral.
Se adaptar-se para às taxas e impostos nacionais já deve ter sido bem complicado, imagine para as taxas internacionais! E embora a burocracia do Brasil seja frequentemente apontada como realmente cansativa, ainda assim é uma burocracia a qual estamos acostumados. Haverá com certeza uma série de desafios para adentrar no outro mercado.
Quais as vantagens de internacionalizar minha empresa?
Se quero internacionalizar minha empresa, devo ter algumas garantias de que o investimento é recompensador, não é mesmo? Então vamos conferir algumas das vantagens dessa iniciativa. Acompanhe a seguir!
Um novo mercado
Há um mercado imenso lá fora que pode estar esperando por você. Novos clientes e novas oportunidades que, a cada segundo que sua empresa passa sem estar internacionalizada, infelizmente está perdendo. E o melhor: dependendo do mercado onde você irá entrar, terá ainda mais lucro, já que a moeda pode te favorecer bastante!
Maior autoridade e prestígio
Uma empresa que atingiu o mercado internacional acaba tendo, invariavelmente, mais prestígio tanto aqui quanto lá fora. Sua empresa automaticamente será tomada como exemplo e fazendo com que seu nome tenha autoridade e sucesso no mercado.
Novos Investidores!
Do mesmo modo que há novos clientes e um novo mercado lá fora, há também novos investidores. Há inclusive países com uma cultura e política de investimento muito maior do que no Brasil, então dependendo do lugar que você escolher, provavelmente receberá novas ofertas de investimento.
Colaboradores especializados
Levando sua marca para o patamar internacional você também entrará em contato com novos funcionários — alguns até mais técnicos e especializados — ou ao menos com uma experiência diferente do que você encontraria aqui no Brasil. Então não deixe de tentar levar sua marca para outro patamar.
Como saber se internacionalizar minha empresa é uma boa opção?
Mas mesmo com todas as vantagens muitos ainda podem se perguntar “será que internacionalizar minha empresa é essencial?” E realmente, pode ser que muitos não sintam que a internacionalização seja para suas empresas.
Ainda assim, todo segmento (ou quase todo) tem algo a aproveitar da internacionalização. Empresas sazonais, quando internacionalizadas, têm mais oportunidades para lucrar. Até mesmo empresas que vendem produtos nacionais têm a vantagem de serem especiais lá fora. Então se você tem o desejo de crescer e ocupar mais lugar no mercado, não tem porque deixar de internacionalizar sua empresa.
Empresas digitais têm ainda mais vantagens de adentrar o mercado internacional, pois conseguem se evadir de grande parte do desconforto de conseguir se estabelecer lá fora. Então vale a pena fazer esse esforço — que pode ser extremamente lucrativo.
Qual o custo para internacionalizar minha empresa?
Se você está convicto, “quero internacionalizar minha empresa”, aqui vai um aviso: internacionalizar é muito bom, os processos podem ser planejados ao máximo matematicamente, mas terão alguns custos que não podem ser desviados.
Entre os mais comuns estão:
- Passagens aéreas;
- Aluguel de automóveis;
- Estadia;
- Alimentação;
- Contratação;
- Tradução;
- Novas taxas;
- Aluguel de imóveis;
- Advogados ou consultores.
Há ainda outra série de gastos — alguns tão importantes quanto esses e outros mais raros de acontecer — por isso, deve haver sempre algum dinheiro extra para imprevistos. Tudo isso faz com que o custo mínimo seja na faixa de US $10.000,00, mas que muitas vezes pode chegar a US $30,000.00 ou mais.
Internacionalizar a sua empresa pode ser o ponto de virada que você tanto aguarda para conquistar novos mercados, então não deixe de seguir as nossas dicas e comece já a aumentar o alcance da sua marca!