Documentação internacional necessária para exportar bens
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Documentação internacional necessária para exportar bens

Exportar bens para o exterior requer um processo bastante burocrático. Por isso, o interessado deve se informar sobre toda a documentação internacional necessária para o processo, que está presente em praticamente todas as etapas desse processo. Ao se informar sobre os documentos será possível evitar problemas e atrasos que ocorrem por falta de informação.

É preciso entender que durante a exportação de bens, a documentação exigida é um elemento de extrema relevância por garantir a segurança do produto e também por servir para atestar a legalidade do processo. Por isso, ela deve ser realizada com atenção e entregue conforme o solicitado. A seguir, saiba qual a documentação necessária para exportar bens e como dar início a esse processo.

Como funciona o processo de exportar bens?

A exportação de bens funciona por meio de três fases: fase para negociação, de remessa e entrega. Durante todos esses processos, documentos específicos são requisitados. O primeiro passo para exportar bens é a realização do cadastro no Radar (Registro da Habilitação no Ambiente e Rastreamento da Atuação), SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) e o REI (Registro de Exportadores e de Importadores).

Como funciona o processo de exportar bens
Fonte/Reprodução: original

Logo no início, o interessado deverá entender qual tipo de exportação de bens será realizada: direta ou indireta. Exportar bens no modo direto consiste em importar produtos para o exterior sem a necessidade de intermediários. Para isso, a empresa deve oferecer um departamento de comércio exterior. Já no modo indireto, outra empresa poderá estar envolvida como uma espécie de intermediadora.

É preciso destacar que exportar bens também envolve transações financeiras internacionais. Por isso, é preciso ter contato com documentos de questões tributárias. Quando o produto é de fato enviado, o follow-up de pós-embarque será necessário. Ele é responsável por informar se a carga chegará ao seu destino conforme o prazo determinado. Em caso de problemas durante o trajeto, o seguro internacional de carga poderá ser acionado.

Quais são os documentos necessários para o processo de exportação?

O processo de exportação é considerado bastante burocrático, por isso tem o envolvimento de uma série de documentos durante todas as suas etapas. A documentação para exportar bens é necessária para garantir toda legalidade do envio do produto e também proporciona segurança de todo processo.

Por tratar de diversos documentos, aconselha-se que o interessado realize a análise das informações do processo e dos documentos requisitados com bastante atenção. Desse modo, será possível garantir maior eficiência na exportação de qualquer objeto ou produto. A seguir, confira quais são os principais documentos requisitados para exportar bens.

Fatura Comercial (Invoice)

Também conhecido como Invoice, a fatura comercial é um documento que cumpre quase o mesmo papel da nota fiscal, contém impostos aplicados em todos os produtos e dados bancários. Ele deve ser emitido de forma obrigatória por todo exportador e utilizado por autoridades alfandegárias internacionais.

Fatura Proforma (Proforma Invoice)

Esse documento é utilizado como um meio de formalização do negócio realizado, importante para clientes que realizam levantamento de serviços, pois apresenta entre seus dados os custos de estocagem e o transporte do produto.

Nota Fiscal de Exportação (NF-E)

Com a Nota Fiscal de Exportação, chamada pela sigla NF-E, é possível conferir os detalhes da moeda utilizada em pagamentos e sobre o importante. Todo negócio envolvido na exportação de bens deve imprimir esse modelo de documento.

Declaração Única (DU-E)

Com o documento de Declaração única o Estado poderá monitorar a operação de venda para o exterior. Por conta disso, ela é um documento que atua diretamente contra ações criminosas. Nesse documento está descrito o tipo de envio utilizado e uma descrição completa sobre o produto ou material da exportação.

Packing List

Para que o embarque do produto seja feito, o Packing List ou Romaneio de Carga deve ser entregue. Esse documento é responsável por detalhar toda a logística do envio da mercadoria escolhida e por isso deve ser emitida obrigatoriamente pelo exportador. No Packing List há todos os itens que devem ser embarcados e também as informações de cada um.

Conhecimento de embarque

O Conhecimento de Embarque atua como um recibo de mercadorias e a transportadora é responsável por sua emissão. Esse documento assegura que a carga foi entregue para seu destino, assim como a forma do pacote utilizado e as condições que se encontra.

Certificado de Origem

Com o Certificado de Origem é possível comprovar a origem de uma carga e também que a aplicação de tarifas foi feita conforme a lei. Esse certificado é utilizado em todas as operações de exportação de bens e pode ser exigido em procedimentos de redução ou isenção de impostos.

Carta de Crédito

A Carta de Crédito está ligada ao acordo de pagamento da exportação realizada. Nesse documento é possível encontrar todas as informações dos acordos entre o exportador e comprador, com isso a Carta de Crédito garante a segurança financeira da transação.

Por que é importante saber os documentos da exportação?

Conhecer os documentos envolvidos no processo de exportação é essencial para que prejuízos, atrasos e outros problemas não aconteçam com a carga. Isso porque exportar não é uma tarefa fácil, sendo considerado um processo bastante burocrático por conta dos documentos obrigatórios para o transporte do produto até outro país.

Os documentos desse processo são responsáveis por provar que o envio segue os trâmites aduaneiros. Empresas que não possuem pendências fiscais conseguem passar por esse processo facilmente, mas desde que todos os documentos sejam feitos conforme o pedido.

Ao conhecer os documentos importantes para exportar bens, é possível realizar um melhor planejamento antes mesmo de iniciar o processo, o que é essencial para garantir a segurança e melhor aproveitamento do tempo.

Como organizar os documentos para a exportação?

O melhor método para organizar os documentos para uma exportação é separando os documentos necessários em etapas. Desse modo, será mais fácil visualizar de forma simplificada o processo de exportação.

A organização inicia-se na etapa de pré-embarque, com os documentos emitidos pelo exportador e obtidos nas entidades nacionais responsáveis. Nesse caso, os documentos necessários são:

  • Fatura Comercial;
  • Romaneio de Carga;
  • Nota Fiscal de Exportação;
  • Certificados adicionais (caso necessário).

Após separar e identificar esses documentos, será preciso organizar aqueles necessários para o embarque para o exterior e seu destino. É preciso lembrar que alguns dos documentos se repetem. Para o embarque, os documentos pedidos são:

  • Romaneio de Carga;
  • Declaração de Exportação;
  • Certificado de Origem;
  • Conhecimento de Embarque.

Mesmo após o embarque do objeto ou produto para o exterior, outros documentos específicos são necessários. Nesse momento a organização é efetuada para os documentos que atuam em negociação e pagamentos. Eles são:

  • Fatura Comercial;
  • Conhecimento de Embarque;
  • Carta de Crédito;
  • Borderô;
  • Certificados adicionais;
  • Fatura e visto Consular;
  • Letra cambial.

Em caso de empresas que trabalham com maior fluxo de exportação para o exterior, é interessante a utilização de um software responsável pela organização das exportações. Esses softwares trabalham como gerenciadores do processo de exportação e fornecem um painel onde todos os processos são visualizados em quadros organizados.

Como a AGBT pode te ajudar na documentação?

A AGBT é uma agência especializada em serviços da área de tradução e por isso facilita o processo de exportar bens. Além de saber quais documentos são necessários para exportação, é preciso que o interessado também consiga manter uma boa relação com o país destino de seus produtos. Nesse caso, o domínio da língua estrangeira torna-se essencial, principalmente para a tradução de documentos e comunicação com os clientes.

Como a AGBT pode te ajudar na documentação
Fonte/Reprodução: original

Pelo site é possível agendar um orçamento gratuito e com profissionais experientes e treinados para os mais diversos serviços. Inclusive, a AGBT conta com tradutores juramentados que atuam na tradução de documentos oficiais. Por isso, se há o interesse em expandir os serviços para outros países, entre em contato e faça um orçamento gratuito!

Exportar bens pode parecer complicado de início, mas com a devida organização e conhecimento dos documentos, o processo torna-se mais simples e rápido. Com isso, é possível usufruir de diversos benefícios, como aumentar as vendas, expandir negócios e acessar novos mercados. Para que tudo saia conforme o planejado, procure pelos serviços da AGBT e garanta serviços de tradução de qualidade.

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