O serviço de degravação de áudio transforma todo o conteúdo presente em um áudio em texto. O funcionamento disso se dá a partir da constante escuta do material e posterior tradução sem nenhuma alteração em comparação ao que é dito no arquivo de áudio.
Devido a essa exigência de preservar a originalidade do material, são contextos bem próprios que exigem a degravação de áudio. Porém, como muitos confundem esse serviço com a transcrição, é possível que ocorram enganos com a contratação e, dessa forma, não obtenham os resultados desejados com a tradução solicitada.
O que é a degravação de áudio?
A degravação de áudio é um serviço que transfere todo o conteúdo presente em um arquivo de som para texto com total fidelidade ao material original. Isso significa que não se pode alterar nada presente no conteúdo inicial e, por isso, esse serviço é bastante aplicado em contextos jurídicos.

O serviço também pode ser realizado para vídeos ou reuniões em que não se deseje nenhuma alteração do conteúdo apresentado no texto final. Essa preservação de originalidade é o principal fator responsável por fazer a degravação de áudio ser indispensável em determinados contextos.
Pense nas situações em que é preciso realizar deduções a respeito de um cenário tido em uma audiência. Sem a segurança de informações fornecida pela degravação de áudio, o profissional responsável pelas conclusões estaria sujeito a compreender coisas por caminhos incorretos e, dessa forma, comprometer toda a qualidade do entendimento retirado do caso.
Como funciona a degravação de áudio?
O funcionamento da degravação de áudio se dá através da contratação de um profissional para realizar os processos de ouvir o material e trazer aquele conteúdo para palavras redigidas. É importante que você converse bastante com o contratado a respeito dos fins daquele documento para garantir que o serviço ocorra da maneira desejada.
Logo, percebe-se que a degravação de áudio é um dos serviços que mais exige profissionalismo e garantia de qualidade do tradutor. Por isso, é preciso assegurar que o responsável escolhido para o trabalho tenha bastante competência e faça as demandas em um tempo adequado para posterior uso do documento.
Para encontrar esses profissionais, você pode contar com o serviço da AGBT. Possuímos muitos tradutores capacitados por conta do nosso rígido processo de seleção, o que nos permite compreender com bastante precisão a sua necessidade e, desse modo, ter a melhor degravação para as futuras aplicações de seu documento ocorrerem da maneira desejada!
Quais as diferenças entre degravação e transcrição?
A forma com a qual se realiza a transferência do conteúdo para o texto e as aplicações são as diferenças principais entre degravação e transcrição. Apesar do objetivo de ambos os serviços serem os mesmos, é preciso ter atenção para como o profissional realizará o trabalho solicitado.

Por exemplo, na transcrição é permitido alterar algumas partes do conteúdo original a fim de tornar o texto mais compreensível para os leitores. Geralmente palavras faladas de maneira incorreta ou vícios de linguagem costumam ser substituídos por termos mais adequados, mas que não alterem o sentido original do material inicial.
Na degravação, por outro lado, é preciso colocar os termos exatamente do jeito pronunciados no arquivo final. É justamente essa exigência que permite o uso desse serviço como prova em diferentes casos judiciais, já que se tem a garantia que o conteúdo não foi alterado.
A importância da degravação no ramo de tradução
A degravação é o serviço de tradução que mais consegue garantir fidelidade a um conteúdo de áudio ou vídeo quando passado para texto. Essa vantagem é extremamente importante para manter pontos que são aproveitados tanto no contexto jurídico como, também, nos empresariais.
Imagine uma empresa que não tenha acesso ao que foi discutido em uma reunião extremamente importante com um cliente. Caso o negócio necessite das informações em algum momento para uma tomada de decisão, ele se verá com dados não muito seguros, abrindo a possibilidade para escolhas incorretas.
Mais facilidade para conferir o material
Utilizar a degravação de áudio torna a verificação do material mais simples e dinâmica. Basta pensar que um arquivo de texto é bem mais fácil de ser lido em qualquer local do que um conteúdo em áudio, já que nem sempre há a possibilidade, nem os recursos necessários para ouvir sem ser interrompido, principalmente se o conteúdo for sigiloso.
Também há bastante ganho de produtividade com o uso de um arquivo de texto, ao ser extremamente cansativo vasculhar a informação desejada em várias horas de áudio. Com uma leitura atenta, é possível identificar facilmente os pontos mais importantes e economizar muito tempo que seria usado para ouvir. Esse ganho pode ser aproveitado para acelerar o julgamento de casos e, dessa forma, tornar o processo mais prático.
Uso legal
Não são poucos os casos em que mensagens de voz ou conteúdos em áudio são provas responsáveis por garantir o andamento de inúmeros casos judiciais. Na maior parte dos processos, os clientes utilizam esses materiais como provas e até mesmo advogados podem aproveitar do documento para fazer a composição e realizar outras etapas como a extração de partes para compor relatórios ou estudo do caso, por exemplo.
Logo, a degravação de áudio consegue permitir que esses conteúdos sejam usados como provas para o juiz e permitir a solução dos casos. Portanto, é possível ver áreas como direito trabalhista, criminal e empresarial recorrendo ao serviço com bastante constância.
Devido ao contexto de aplicação, é notável como é necessário ter certeza de que o serviço de degravação contratado é ideal para as suas necessidades, tanto em prazos como em qualidade. Sem isso, há chances de que você não consiga apresentar as provas a tempo e possa até não guiar o caso como gostaria.
Por isso, contar com o serviço de degravação da AGBT é a sua melhor escolha. Com toda a nossa experiência no mercado, conseguimos planejar adequadamente o andamento de seu pedido de acordo com suas necessidades, prazos e precificar adequadamente o trabalho. Venha conhecer como realizamos essas tarefas no nosso site e planeje a sua solicitação!
Preservar materiais
Com a degravação de áudio, é possível resgatar materiais que foram perdidos no passar do tempo, como as reuniões de empresas e audiências judiciais. Através desse trabalho, pode-se checar novamente as informações, que foram expostas e tirar conclusões com maior precisão do que somente utilizando a memória.
É bastante comum que informações extremamente decisivas apareçam em reuniões e desapareçam nas memórias dos que estiveram presentes. Com a degravação, portanto, evita-se esse problema, já que o serviço conseguirá registrar boa parte das falas e conteúdos, que foram ditos no local.
Onde contratar o serviço de degravação?
A AGBT é o local mais adequado para você solicitar o serviço de degravação de áudio ou de qualquer conteúdo audiovisual desejado. Além do nosso reconhecimento no mercado pela qualidade, oferecemos bastante organização em nosso processo de tradução para te manter informado sobre o andamento do trabalho solicitado.
O orçamento gratuito que oferecemos em nosso site é um dos exemplos da nossa organização, pois permitimos que você mande o arquivo que receberá a tradução para ser analisado conforme os critérios necessários. Como há variações de volume e dificuldade do arquivo, os preços são exclusivos e personalizados para cada cliente.
É notável como a degravação de áudio é um serviço que satisfaz uma quantidade de necessidades muito importantes no universo das traduções. Logo, ter a garantia de qualidade dessa tradução através dos profissionais da AGBT é o que fornece segurança e satisfação com o documento!