Se você é um empreendedor estabelecido no mercado nacional, já deve ter surgido a dúvida de “como vou internacionalizar minha empresa?”. Essa é uma pergunta pertinente que requer muito estudo e planejamento.
A partir desse momento começam as pesquisas para montar um plano estratégico que permita transformar essa ideia em realidade. Não só o empresário deve estar pronto, mas sua equipe também deve estar preparada.
Viemos abordar sobre o custo, benefícios, a importância dessa expansão e responder a sua principal pergunta: como internacionalizar minha empresa?
Como posso internacionalizar minha empresa?
Quero internacionalizar minha empresa, qual o passo a passo para tornar isso realidade? Após ter conquistado o território nacional, é comum que o próximo passo em sua mente seja “agora vou internacionalizar minha empresa”.

Isso traz um propósito para expandir os negócios e ter uma nova meta a ser atingida. Essa visão vem acompanhada dos benefícios que a empresa pode obter como: aumentar o lucro, ter maior visibilidade, ser visto como autoridade e competir com outras empresas renomadas.
Nesse projeto é possível contar com alguns parceiros, além do seu capital guardado para realizar a internacionalização. Separamos algumas etapas que devem ser seguidas para obter mais clareza antes de começar a agir. Confira a seguir os 5 passos.
Inicie pelo planejamento
Tenha uma visão crítica sobre o objetivo principal dessa internacionalização. Se é o aumento de vendas, obter maior reconhecimento ou qualquer outro motivo plausível. A partir dessa decisão, você e sua equipe terão um alvo para mirar.
Anote todas as ideias e referências que achar relevantes para dar início a esse projeto. Pois, eles ajudaram a dar forma ao planejamento.
Faça perguntas como: tenho capital para internacionalizar minha empresa? Que tipo de internacionalização se adéqua mais? Estou pronto para arriscar? Quais riscos me exponho ao investir nesse projeto? São inúmeros fatores para analisar antes de colocar em prática.
Defina os países que deseja atingir
Seja cauteloso e estude os países que deseja atingir. Um serviço de assessoria pode te ajudar a identificar quais são os países mais promissores no seu ramo de atuação. Além disso, cada país possui regras diferentes em relação à exportação e outras burocracias.
Esse é o momento de avaliar os concorrentes, se juntar a empresas que podem se aliar a você e definir um orçamento inicial para dar os primeiros passos.
Analisar o que precisa ser melhorado
Após avaliar o mercado que deseja atingir e como ele funciona, descobrirá muitos pontos em que precisa melhorar.
Precisa produzir mais, contar com uma ótima equipe de marketing para planejar a antecipação, definir valor na moeda do país, pensar no meio de transporte e muito mais. Outro custo que não podem ser eliminados são os impostos, que também vão variar dependendo do país.
Melhore a sua habilidade para negociar e treine sua equipe
Participe de eventos para fazer networking com pessoas que já passaram por esse processo. Faça parcerias quando elas forem benéficas para ambos os lados e saiba negociar com os compradores. E não esqueça de treinar sua equipe para alinhar todos as tarefas delegadas!
Faça um contrato e faça bons acordos comerciais
Formalize todos os processos para prevenir riscos futuros. Assim, você se protege e passa segurança para quem comprou ou fez algum tipo de parceria com você.
Qual o custo para internacionalizar minha empresa?
Fácil pensar “agora eu vou internacionalizar minha empresa” sem antes pensar no custo que isso terá. Ao se deparar com o real valor, muitas empresas sentem-se inseguras e esperam se estabelecer melhor em território nacional antes de dar o próximo passo.
O custo é variável, mas chega a dezenas de milhares de dólares. Facilmente, passará de 15 mil dólares. Tudo dependerá de todos os custos obrigatórios envolvidos e quais podem ser retirados da sua lista.
Não temos como saber se gastará mais ou menos, pois dependerá de muitas questões. Dentro de seus custos você incluirá a ida e a volta para o país para entender como o negócio funciona lá, alimentação, estadia, gastos para dar início ao processo, contratar funcionários e outros investimentos imprescindíveis.
Por que é importante realizar o processo de internacionalização?
Esse processo de internacionalização é muito importante para gerar novas possibilidades e expandir a empresa, mas se quero internacionalizar minha empresa, preciso planejar com cautela. Essa expansão será semelhante ao início de tudo, precisará se adaptar as leis do local, costumes e entender o que as pessoas daquela região precisam.
Ainda existe mais uma vantagem que não foi citada. A possibilidade de diminuir seu prejuízo com o produto que não vendeu todo o estoque devido ao impacto da sazonalidade. Se atuar em dois países com estações que se contrapõe, pode vender a coleção que restou em seu país e exportá-lo para outro e vice-versa.
Quais os tipos de internacionalização?
Concorda que ao pensar “vou internacionalizar minha empresa”, parece haver um único caminho a ser seguido? Mas, não é assim. Existem quatro tipos de internacionalização: exportação, filial, licenciamento e franquias. Preste atenção no conceito de cada um dos tipos para que você tenha uma ideia de qual faz mais sentido para o seu negócio.
Na exportação o seu trabalho será enviar sua mercadoria para esse país onde escolheu atuar. Ela pode ser feita de forma direta, em que sua empresa fica responsável por todos os trâmites, até realizar a entrega. Ou fazer de forma indireta, ao terceirizar esse processo, o que pode ser excelente para quem está no início, pois não terá que descobrir sozinho o que deve fazer.

A filial é uma nova unidade da empresa em outro local, nesse caso seria em outro país. Essa é uma das formas mais arriscadas de internacionalizar, visto que há flutuações no mercado, pessoas com costumes diferentes e outras incertezas.
O licenciamento permite que outras empresas fabriquem os produtos que você comercializa e a utilização de serviço. Talvez seja a mais simples entre elas.
O quarto tipo é bem conhecido e visto como um bom investimento. As franquias são semelhantes ao processo de licenciamento, pois a empresa permite que a marca seja utilizada pelo franqueado após assinar um acordo contratual e pagar as taxas exigidas.
Um exemplo de franquia é a rede fast food McDonald’s que, com esse modelo, conseguiu espalhar sua marca em diversos países e tornou-se uma das mais conhecidas no mundo. Por ser uma empresa consolidada, o valor do investimento pode ser alto. Mas, vale a pena por não precisar conquistar os clientes do zero.
Estrategias de internacionalização: quais são?
Após o tópico acima, imaginamos que tenha se identificado um tipo de internacionalização. Mas, para transformar esse pensamento de como internacionalizar minha empresa em uma prática real, é necessário aplicar estratégias eficazes.
Empresas iniciantes costumam apostar na estratégia de exportação, produzem em seu território e exportam para outros países. A Franchising também é uma boa opção, pois é cobrado um valor mensal dos royalties, além de um valor fixo inicial.
Joint Venture trata-se de outra estratégia muito utilizada no mercado. É a junção de duas empresas por meio de uma parceria para execução de um projeto com objetivo de obter um bom lucro.
A última é a mais arriscada, consiste no investimento direto, que está relacionado a criar sua própria filial do zero em outro países e enfrentar todas as burocracias por conta própria.
Recomendo fortemente que salve o link desse post para conseguir consultá-lo durante o processo, caso seja crescente o desejo de “internacionalizar minha empresa”.