Ter uma formação em país estrangeiro é um sonho que acompanha muitos desde os primeiros anos da escola, mas na maioria das vezes isso só é possível através de uma bolsa integral de estudo, não é verdade? As condições econômicas, em geral, são o principal obstáculo para estudar fora. Por isso, a Universidade de Sydney oferece o seu próprio programa de bolsas para estudantes!
A bolsa integral de estudo da Universidade de Sydney oferece programas que são tanto para graduação quanto para o mestrado. A tradicional instituição, que nasceu ainda no século XIX, precisamente em 1850, continua entre as melhores do mundo. Hoje, sua posição no QS Ranking é a 38ª.
Mas como fazer para usufruir da bolsa integral de estudo em uma das melhores universidades da Austrália? Veja a seguir como foi a última seleção para a bolsa integral de estudo na Universidade de Sydney! Conheça também o que é oferecido ao aluno e quais são os requisitos para entrar.
Saiba todas as melhores dicas para conseguir sua bolsa integral de estudo no exterior, desde questões sobre desempenho escolar, orçamento e documentação. E não deixe de conferir o que fazer sobre a documentação exigida e quais as instituições estrangeiras que oferecem bolsa integral.
Bolsa integral de estudo na Universidade de Sydney!
Na última seleção para bolsa integral de estudo, a Universidade de Sydney estipulou que era necessário fazer a inscrição em um dos seus cursos de graduação ou de mestrado. É somente no momento da inscrição que o estudante podia fazer o pedido da bolsa em si.
Conforme os porta-vozes da Universidade de Sydney, a quantidade de bolsas integrais oferecidas estava diretamente ligada com a disponibilidade dos fundos da instituição.
O que é oferecido em bolsas integrais de estudo?
Visto que o valor da bolsa integral de estudo depende do valor dos fundos da universidade, é importante ver o quanto a instituição oferece, e de que forma.
Atualmente, a Universidade de Sydney tem em seu programa quatro tipos de bolsas de estudo. O primeiro é de $ 40 mil, e deve ser utilizada no período de um ano, em dois semestres consecutivos. Os outros tipos são nos valores de $ 20 mil, $ 10 mil e $ 5 mil, com duração de um semestre inteiro.
Apesar da Universidade de Sydney, no momento, não oferecer mais do que um ano de bolsas integrais de estudo, vale lembrar que isso não é um impeditivo. Afinal, a Austrália é um dos países que mais disponibilizam programas de intercâmbio no mundo inteiro. A boa estrutura dos programas permite que o estudante possa trabalhar e, assim, custear o resto dos estudos.
Quais os requisitos para bolsas integrais de estudo?
Quanto aos requisitos, a Universidade de Sydney possui suas exigências, como qualquer instituição que ofereça bolsas integrais de estudo. Mas, de fato, não é muito difícil seguir cada passo necessário para a inscrição.
Basicamente, a avaliação possui duas fases. Na primeira, a instituição analisa o desempenho do aluno, isto é, o mérito acadêmico refletido nos documentos enviados. A segunda fase é uma avaliação feita por duas pessoas indicadas pelas autoridades da universidade.
Dicas para conseguir bolsas integrais de estudo no exterior
Conseguir uma das bolsas integrais de estudo oferecidas pela Universidade de Sydney é um feito que vai muito além de obedecer somente aos requisitos. Veja as dicas abaixo e comece seu preparo agora mesmo!
Fonte/Reprodução: original
Desempenho escolar
Não dá para cortar caminhos aqui, pois quanto antes o seu interesse por estudar no exterior for despertado, melhor. Isso lhe dá a chance de se dedicar no seu desempenho escolar por mais tempo. Boas notas em avaliações, e boas médias em anos letivos, fazem parte dos critérios de avaliação em universidades do mundo inteiro.
É vital que o aluno, a partir do Ensino Médio, trabalhe para conseguir notas boas de uma forma constante.
Estudar outros idiomas
Um dos fatores que decidem a entrada de um estudante brasileiro em universidades lá fora é o domínio do idioma. Existem duas provas de fluência, conhecidas como TOEFL e IELTS. Tais avaliações já são de praxe, um padrão que mostra o quanto é possível um estudante ter aulas, ter desempenho, e simplesmente morar no país.
No caso da Austrália, o idioma a ser dominado é o inglês, mas isso vale para qualquer língua.
Atividades extracurriculares
Ao longo da vida de estudante, e principalmente do Ensino Médio, é uma experiência válida ter atividades extracurriculares. Fazer trabalhos voluntários, participar de equipes de dança, de esportes, conselhos estudantes, e tudo o que está fora da vida acadêmica em si, mas que seja interessante para a formação pessoal.
Além de ser algo bom, que pode influenciar nas suas escolhas de graduação e futura profissão, as atividades extracurriculares são valiosas para as universidades.
Na Universidade de Sydney há um interesse em conhecer melhor o futuro aluno, e como ele pode agregar à instituição. Atividades extracurriculares podem, nesse sentido, significar um critério de desempate para receber uma bolsa.
Pesquisar instituições e datas de inscrição
Busque o quanto antes pelos nomes das instituições universitárias, por país. Depois, deixe a pesquisa mais específica e busque qual universidade estrangeira melhor se adequa às suas aspirações de vida acadêmica e carreira.
Não deixe de conferir e guardar as datas de inscrição de cada uma, para não perder os processos de abertura de bolsas.
Guardar o orçamento para inscrições
Ainda que as universidades estrangeiras ofereçam bolsas integrais de estudo, todo o processo de inscrição não fica isento de despesas. Então, é necessário guardar dinheiro o suficiente para essa ocasião.
Os gastos mais comuns se concentram no teste de proficiência em idioma estrangeiro, envio de documentos (quando não há opção online) e a tradução juramentada dos documentos.
Qual documentação exigida para bolsas integrais de estudo no exterior?
Já que uma bolsa integral de estudo envolve um processo seletivo mais sofisticado, é lógico que há exigência de documentação específica. Tenha muita atenção aos documentos que devem ser utilizados.
- Histórico escolar
- Prova de conhecimento
- Avaliação da proficiência em idioma estrangeiro
- Essays – redações específicas do aluno à universidade
- Cartas de recomendação – de um ou mais professores
- Passaporte
- Visto
A maioria dos documentos deve passar pela tradução juramentada, que é um instrumento para legitimar tanto a tradução, quanto o conteúdo dos documentos. Servem para confirmar a aptidão do aluno. Já o Passaporte e o Visto são essenciais para viajar e morar em outro país.
Quais são as instituições de bolsas integrais de estudo no exterior?
Além da Universidade de Sydney, você pode procurar nos sites a seguir pelos programas de bolsa integral de estudo.
- New Zealand Aid Program – Nova Zelândia
- Endeavour Scholarships and Fellowships – Austrália
- Fulbright – Estados Unidos
- Erasmus Mundus – Europa
- DAAD Scholarships – Alemanha
- Nuffic Neso Brazil – Holanda
- Campus France – França
Aproveite para conhecer bem os critérios específicos de cada instituição.
Nos dias de hoje, com a globalização e a quantidade de informação e oportunidades de estudo disponíveis, é possível traçar um bom plano para conseguir uma bolsa integral de estudo. Para isso, basta seguir todas as dicas, ter muita disciplina e dedicar-se a este belo sonho!